Cartão de Visita: Descubra o segredo dos mais eficazes

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Um cartão de visitas, muitas portas abertas

Hoje falaremos de um assunto supostamente simples, o cartão de visita de um montador de móveis. Aparentemente um objeto trivial na vida de quem presta serviços, porém uma enorme cilada para aqueles que tratam este instrumento de trabalho imprescindível como algo meramente figurativo.

Uma frase poderosa: VOCÊ NÃO TEM UMA SEGUNDA CHANCE PARA CAUSAR UMA PRIMEIRA BOA IMPRESSÃO. Diante disto, tudo passa a ser fundamental no primeiro contato profissional entre o montador de móveis e seu futuro ou atual cliente. O encantamento precisa acontecer.

São muitos fatores a serem discutidos e isto (abordar todos eles) impossibilitaria o post atual. Vamos portanto aceitar por hora que o cartão de visita é um destes pontos chaves que causam a boa impressão inicial, o encantamento que buscamos. Desta forma isolaremos as variáveis e nos aprofundaremos nos detalhes de um bom cartão de visita.

Alguns montadores de móveis escolhem para a arte do cartão o tipo de móvel que mais montam ou que mais desejariam montar. Outros ficam presos na combinação de cores e palavras e ainda um terceiro grupo copia sem qualquer cerimônia o cartão de seu maior concorrente. Cuidado viu, vai que copia até o telefone…

Mas todos começaram justamente pela parte errada, pelo que de fato menos importa em um cartão de visitas. A verdade é que o seu cartão precisa funcionar porém precisa ter uma personalidade própria sem perder a formalidade necessária. Vamos então falar sobre 4 características decisivas que devem estar em um cartão de visitas.

PRIMEIRO PLANO

Chamamos de primeiro plano aquilo que o cliente consegue observar em 0,5 segundos, isso mesmo, meio segundo. Obviamente que uma boa pedida é a palavra MONTADOR DE MÓVEIS. Atenção narcisistas, seu nome NÃO É o primeiro plano e sim aquilo que você faz profissionalmente ou que deseja despertar em seu cliente. Poderia também ser INSTALAÇÕES COMERCIAIS, ou ainda MÓVEIS RESIDENCIAIS, enfim…Precisa ser a primeira ideia, aquilo que vai apertar o interruptor do cérebro de seu potencial cliente.

SEGUNDO PLANO

Definimos como segundo plano tudo aquilo que está diretamente relacionado com o primeiro plano, mas que NÃO PODE ter o mesmo destaque que o primeiro plano no cartão. Se tudo é primeiro plano, então NÃO TEMOS um primeiro plano e o interruptor do cérebro do cliente, infelizmente perdeu a chance de ser acionado, o click não aconteceu. Aqui no segundo plano obviamente precisa estar seu nome ou nome de sua empresa e seus meios de contato principais, em geral os telefones. Não caia na tentação de colocar seu email no segundo plano se não o usa em TODAS as interações junto ao seu cliente.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Talvez este seja o local ideal para abusar de seu diferencial, aqui é o lugar do BORDÃO, uma frase que você acredita refletir seu trabalho, com autenticidade! Exemplos como, SERVIÇO COM GARANTIA, ATENDIMENTO 24 HORAS, PAGAMENTO COM CARTÃO, ETC…Mas tem montador de móveis que ainda desperdiça este espaço escrevendo que o orçamento é sem compromisso, Não se pode cobrar orçamento então claro que ele é sem compromisso, não precisa “subir para cima” nem chover no molhado, seja objetivo e original, no papel cabe pouca coisa, aproveite o espaço racionalmente…

Agora chegamos ao aspecto psicológico mais importante, o quarto item que chamamos de

MENSAGEM SUBLIMINAR

Trata-se de aquilo que você quer dizer mas não quer escrever..Difícil né? Nem tanto para os profissionais que estudaram marketing, trata-se do sugestionamento pelo qual nosso cérebro pode ser conduzido.

Vejam só, a imagem então é poderosa. Você não deve montar móveis corporativos e colocar uma cor espalhafatosa, muito menos em móveis de alto padrão. Também não adianta usar o preto e o dourado para dar um ar de classe se isso não combinar com todos os outros elementos já descritos ou o produto que monta.

Enfim, a mensagem subliminar deve se encaixar de uma maneira perfeita com todos os demais componentes do cartão de visita. Então chamativo e funcional passam a ser coisas totalmente diferentes, você deseja ser lembrado, mas não como o cara do cartão feio ou o cara do cartão engraçado ou ainda o cara do cartão feito em papel porcaria. Aliás, se não tem dinheiro para usar um bom papel, melhor nem fazer um cartão que amasse ou troque de cor (manche) no contato com as mãos do cliente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Quanto ao usar o verso do cartão, isto é facultativo, lembre-se que pode anotar algum preço ou alguma outra informação importante nas costas do cartão no momento da entrega. Isto não é feio, desde que não seja CORREÇÃO do que está escrito. Caso o telefone tenha mudado e a grana esteja curta, faça um carimbo no verso, não saia remendando seu cartão. vai passar a impressão de um montador lambão e quebra-galhos que faz gambiarras o tempo todo com naturalidade.

Faça a coisa certa, construa sua imagem e cuide MUITO BEM dela, este é seu maior ATIVO, aquilo que te impulsiona como profissional e que abre as portas nos contratantes. Faça um cartão que seu cliente DESEJE guardar para qualquer eventual necessidade. Observe as 4 características que definem um bom cartão, veja no seu cartão se está OK.

Dica final para os montadores credenciados POM, coloque seu escudo no cartão, sua credencial será MUITO VALORIZADA pelo cliente. Ele vai fazer questão de entrar no site e saber mais sobre você antes da ligação. Boa Sorte!

Cláudio Perin

1 Comentário
  1. Perfeita essas dica de como fazer um
    cartao de visita!

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